De maio a julho, tivemos a honra de ministrar a Oficina Teatral na E. E. Honório Guimarães, uma iniciativa que proporcionou ricas experiências aos alunos da escola. Esse projeto foi possível graças ao Prêmio Escola Transformação, que reconhece o sucesso de práticas educacionais em escolas públicas do estado.
Nossa oficina contemplou 40 alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, divididos em duas turmas para atividades extracurriculares realizadas no contraturno das aulas. Sob a coordenação de Ana Victória Rosa, atriz com mais de uma década de carreira e psicóloga graduada pela Universidade Federal de Uberlândia, e com o apoio das talentosas professoras Amanda Aloysa, atriz, palhaça e educadora com mais de 20 anos de experiência, e Thaisea Mazza, atriz e pesquisadora em máscaras e teatro de animação, oferecemos um ambiente propício ao desenvolvimento da expressão artística, criatividade e habilidades interpessoais.
A direção da Escola Estadual Honório Guimarães tem se destacado pelo compromisso em resgatar o teatro na escola, reconhecendo os inúmeros benefícios dessa prática na formação dos alunos. O teatro não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também fortalece a autoconfiança e a capacidade de comunicação dos estudantes, preparando-os para os desafios do futuro.
Durante a oficina, os alunos tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, explorando técnicas de consciência corporal e vocal, linguagem cênica, atuação e expressão em uma gama de jogos e exercícios teatrais. Desenvolvemos o conteúdo visando o crescimento artístico e individual dos alunos, oferecendo oportunidades de aprimoramento em leitura, comunicação, autonomia, responsabilidade e senso de pertencimento.
Como culminação dessa jornada, realizamos uma Mostra de Teatro, onde foram apresentadas cenas criadas pelas turmas com temas sugeridos e apreciados pelos alunos ao longo do processo de aulas e dirigidas pelas professoras do projeto. No período da manhã, a turma do Ensino Fundamental II apresentou a peça “O Lugar Encantado”, um compilado de cenas cômicas inspiradas em histórias vividas pelos alunos que retratam a importância de resgatar os sonhos e manter viva a imaginação. No período da tarde, a turma do Ensino Fundamental I apresentou a cena “Gato aqui, rato acolá, a lua lá”, que ilustra de forma divertida uma brincadeira de gato e rato com um final pra lá de inusitado, criada com inspirações na literatura e em músicas brasileiras voltadas para o público infantojuvenil.
Estamos gratos por fazer parte dessa transformação e contribuir para a formação artística e pessoal dos alunos da E. E. Honório Guimarães. Que tal levar essa solução para sua escola ou empresa? Além de Sipat, a gente mais muito além! Fale com a gente. Clique aqui.
Comments