top of page

Dicas para contratar um mestre de cerimônia para o seu evento.

Atualizado: 26 de mai. de 2020

Você trabalhou duro para fazer o evento perfeito: pensou no cronograma, nas atrações, no buffet, caprichou em todos os detalhes... Mas e na hora de conduzir as atividades no palco? Quem é que vai tomar frente?


Algumas empresas optam por atribuir a tarefa de mestre de cerimônia a um colaborador com mais eloquência e disponibilidade. Nesse caso, treino e um roteiro bem elaborado podem são imprescindíveis. Mas, na maioria das vezes, contar com o preparo de um profissional capacitado é uma escolha mais segura.


A Cia. Traquitana te explica porquê:


1. Evento e imprevisto são parentes próximos.

Você pode planejar e se precaver, mas sempre há algum acontecimento inesperado que demande soluções ágeis. Nesse caso, um mestre de cerimônia profissional terá o jogo de cintura necessário para adaptar o roteiro e improvisar, caso necessário, sem perder a dinâmica que a apresentação necessita. Já pensou? Atraso de um palestrante, um microfone que não funciona, um vídeo que não entrou na hora certa... Tudo pode acontecer, mas seu evento não pode parar.


2. Adaptabilidade ao tipo do seu evento.

Formal ou informal? Sério ou alto-astral? Tudo depende do conceito do seu evento. O mestre de cerimônia deve estar alinhado ao seu propósito. E isso diz respeito não apenas à fala, mas também ao figurino e a todo o comportamento do profissional no palco.


3. Lapidação do roteiro.

Com a bagagem que só a experiência pode proporcionar, um bom mestre de cerimônia entende que o roteiro deve ser elaborado de forma conjunta, a fim de proporcionar falas expressivas, adequadas ao público e deem a percepção do fluxo do evento.


4. Cordialidade e simpatia.

Esses atributos valem para todo momento. No corre-corre de um evento, situações de estresse podem até acontecer. Mas um mestre de cerimônia profissional, estará preparado para, junto à equipe de organização, conduzir o evento de maneira leve e amigável.


5. Dinamismo.

Um bom mestre de cerimônia entende que é parte fundamental do evento e, por isso, deve vestir a camisa da sua empresa. Isso significa estar atento às reuniões de briefing, realizar ensaios e passagens de som, atender ao cronograma e cumprir horários estipulados.


Gostou das nossas dicas? A Cia. Traquitana pratica esses princípios em nossos trabalhos. Por isso, caso seu evento precise de um mestre de cerimônia, seja ele nos moldes formais, um apresentador divertido, um animador de plateia ou até mesmo um personagem, pode contar com a gente.


Temos em nosso casting diferentes perfis de profissionais e vamos fazer a escolha certa para o seu evento. Muito mais que uma empresa de teatro, queremos ser seus parceiros quando o assunto é pensar em soluções criativas. Para sua convenção, Sipat ou comemoração, fale com a gente. Clique aqui.


Conte com os mestres de cerimônia da Cia. Traquitana.

bottom of page